Páginas

sábado, 27 de março de 2010

HOJE É ...DIA DO CIRCO



RECEBA O CIRCO DE BRAÇOS ABERTOS "Funarte"





Comemora-se hoje o Dia do Circo ,para homenagear o palhaço brasileiro Piolin.

“Abelardo Pinto, (foto) mundialmente conhecido por seu nome artístico "Piolin" (Ribeirão Preto, 27 de Março de 1897 — São Paulo, 4 de Setembro de 1973), foi um palhaço brasileiro. É considerado um grande representante do meio circense, onde destacava-se pela grande criatividade cômica, além da habilidade como ginasta e equilibrista.

Abelardo Pinto "Piolin" nasceu no Circo Americano, em Ribeirão Preto. Filho de artistas circenses, conquistou o reconhecimento dos intelectuais da Semana da Arte Moderna, movimento artístico e literário realizado no Brasil em fevereiro de 1922, como exemplo de artista genuinamente brasileiro e popular. Seu apelido, que se refere a um tipo de barbante, é devido à sua estrutura física: magro e de pernas compridas.

Manteve por mais de 30 anos, junto com filhos e sobrinhos, no Largo do Paissandu, em São Paulo, o Circo Piolin. Foi considerado "o maior palhaço do mundo". Washington Luis, presidente da república deposto pela Revolução de 1930, era um dos seus admiradores e costumava assisti-lo.

O dia de seu nascimento foi escolhido para a data comemorativa do Dia do Circo no Brasil. Foi pai da atriz Ana Ariel, falecida em 2004. (Origem: Wikipédia)”

Não poderia haver homenagem mas justa que esta, afinal, Piolin foi um grande mestre e ensinou e inspirou muitos a seguirem esta carreira Brasil a fora.

Quando falamos em circo, a primeira imagem que surge é sem dúvida nenhuma a do palhaço e com ele a alegria do circo.

O CIRCO ÁTICO e seus palhaços como já publicado nesse blog, irá comemorar essa data tão importante para os artistas circense na cidade de Ponta Grossa onde esta sendo realizada nesta data a semana do Circo e Teatro com vasta programação cultural e oficinas diversas.
(na foto: os artistas Ivan Zanete, o palhaço "Zanni" e Sandro A. da Costa  o palhaço "Crespin"  )

Acompanham o Ático nesta viagem : Ana Paula Feroldi Iung e Clede Mara Valadão, ambas assistêntes de palco.
Os Diretores Gerais não acopanharão o grupo por motivo de trabalho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Circo a arte da superação e do
fascínio.