Páginas

domingo, 7 de outubro de 2012

Hall do Teatro recebe exposição fotográfica do Circo da Alegria

Entre os dias 01 a 15 de outubro no hall do Teatro Municipal está acontecendo a exposição com fotografias e recortes de jornal da história dos vinte anos do Circo da Alegria. Segundo o coordenador do projeto, Dado Guerra, a exposição tem o objetivo de mostrar a evolução do trabalho e das técnicas circenses através de imagens selecionadas do arquivo do circo.

“Hoje o projeto do circo atende aproximadamente 160 pessoas, a partir dos três anos. O circo tem o objetivo de realizar ações e iniciativas na educação, assistência e cultura, além de assegurar à crianças, adolescentes e jovens o exercício pleno da cidadania e uma formação integral”, afirmou Dado.

O Circo da Alegria nasceu em 1992, na Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, através de uma oficina circense realizada por Gaudêncio Siqueira, da Barraca da Amizade – Fortaleza (CE). O trabalho ganhou força e conquistou a comunidade, até ganhar o reconhecimento nacional. O projeto é mantido pela APMF, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência.

As oficinas de circo desenvolvem conteúdos como acrobacias de solo, pirâmide ou acro balance, tecido acrobático, trapézio, lira, perna de pau, contorcionismo, malabares, palhaço, arame baixo, monociclo. Além das oficinas circenses, ocorrem também oficinas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI com pintura em tecido, bombonas, caixas, telas, incentivo a leitura, informática, jogos educativos e psicopedagógicos. 

Além da exposição de fotografias do circo, acontecerá também entre os dias nove a onze de outubro, a 6ª Mostra de Circo de Toledo, com apresentações de mais de 15 grupos de circo da região. Os ingressos custam R$ 5 antecipados e R$ 10 nas bilheterias, para as apresentações durante o dia, a entrada custará um quilo de alimento não perecível. “A mostra tem o objetivo de promover e divulgar a arte do circo, realizada em Toledo e região, fazendo um intercâmbio entre as trupes circenses, onde os grupos tem a oportunidade de trocar experiências, proporcionando uma melhoria no trabalho desenvolvido, incentivando assim, a formação de novas trupes de circo”, comentou Guerra. A organização da da exposição é de Paula Bombonatto.

fotos: Carlos Rodrigues

Nenhum comentário: