Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Circo da Alegria recebe prêmio Itaú/UNICEF

O projeto Circo da Alegria foi vencedor na categoria micro-porte do prêmio Itaú/UNICEF, que visa reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuam, em articulação com as políticas públicas de educação e de assistência social, para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens. O prêmio foi entregue em São Paulo, na última terça-feira, 22, em evento que reuniu os 32 semifinalistas, representantes de vários estados brasileiros. Foram premiados cinco finalistas por categoria e o campeão geral.
“Em 19 anos de circo nunca passei por uma emoção tão forte. Por muito pouco o nosso projeto não foi o grande campeão nacional. Era muita gente torcendo por nós, conversando com a gente, destacando o projeto”, comentou a coordenadora do Circo da Alegria, Tânia Piazzetta, que a convite da organização participou da cerimônia ao lado da diretora da escola Anita Garibaldi, Joeli Acioli. O Circo da Alegria é um projeto social desenvolvido no picadeiro do circo, ao lado da escola municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, que atende crianças e adolescentes com atividades circenses. O projeto atende cerca de 170 crianças e jovens, a partir dos 3 anos de idade, entre elas adolescentes enquadrados no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Ele é mantido com recursos da prefeitura de Toledo e do governo federal, através do PETI.
Conforme Tânia, mais que o valor em dinheiro, o prêmio proporciona um reconhecimento nacional muito grande. “Com esta participação nosso projeto teve uma visibilidade muito grande. Várias outras entidades já manifestaram interesse em conhecer o projeto, o que é muito positivo”, disse ela. O valor do prêmio, que totaliza R$ 100 mil, deverá ser investido na ampliação do espaço físico. Com isso será possível melhorar e ampliar o atendimento. Uma das reivindicações das famílias é de que o atendimento seja feito de segunda a sexta-feira. Hoje em função da falta de espaço, as crianças participam das atividades em dias alternados. “É um sonho da comunidade que, com estes recursos, vamos poder atender”.
Na cerimônia de entrega do prêmio foi mostrado um vídeo, contando detalhes do funcionamento do projeto. Ele também foi defendido pelo avaliador designado pela UNICEF. Por pouco não fomos desclassificados. “O avaliador iria descartar o projeto em função do orçamento baixíssimo. Ele acreditava que em meia hora teria argumentos para desclassificar o projeto. Acabou ficando três dias em Toledo e foi um dos grandes defensores do projeto Circo da Alegria”, contou Dado Guerra, que é professor na Anita Garibaldi e atua como voluntário no projeto.
Para Tânia, a conquista do prêmio é um reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito em Toledo não apenas por ela, mas por um grupo grande de pessoas e pela administração municipal, que se envolveram e abraçaram esta causa. “A todos eles deveremos agradecer e creditar este importante prêmio. É o reconhecimento de 19 anos de trabalho de esforço e de conquistas”, disse ela, sem conseguir descrever o que sentiu durante a cerimônia. Na próxima segunda-feira, quando retorna a Toledo, depois de participar de outro evento em Foz do Iguaçu, em conjunto com a escola, será realizada uma programação para mostrar à comunidade e às crianças que fazem parte do projeto o resultado desta conquista. “Queremos fazer uma entrega simbólica do prêmio, para que eles sintam um pouco da emoção do que foi em São Paulo”, disse ela, agradecendo a escola, a administração municipal, entre outros, que apóiam e se envolvem no projeto. O evento em São Paulo reuniu cerca de 800 pessoas e contou com a presença de representantes da UNICEF e do governo federal.
O prêmio, sempre com temas diferentes, é realizado a cada dois anos. Nos anos pares são realizados treinamentos e nos ímpares o concurso. O Circo da Alegria participa do projeto desde 2003, quando recebeu uma menção honrosa, e já freqüentou vários cursos de capacitação.

por: Eliane Cargnelutti Torres

3 comentários:

♥Juh♥ disse...

parabéns voces merecem

Juuuh disse...

Prêmio mais que merecido!
Parabéns a todos os envolvidos!

Menina do Campo disse...

PArabéns... o trabalho de vcs é maravilhoso e emociona cada um que assiste....
Fiquem com Deus!