Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Circo da Alegria ganha prêmio “Abrace uma vida”

O Circo da Alegria, da escola municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, foi o vencedor do prêmio “Abrace uma vida”, da Embracon, empresa especializada na venda de consórcios. O resultado foi divulgado nesta semana e a premiação incluirá o pagamento de despesas de melhoria da infraestrutura do projeto e compra de equipamentos para as atividades circenses, por um período de 12 meses. “É uma motivação muito grande para nós e para as crianças que participam do projeto”, afirma a coordenadora do Circo da Alegria, Tânia Regina Piazzetta. Estes equipamentos são de suma importância para as atividades circenses, dando mais segurança nas atividades.

O concurso está na sua primeira edição e teve inscrições do Brasil inteiro. No mês de agosto, o Circo se classificou entre os dois melhores projetos sociais nacionais e recebeu a visita da comissão julgadora da Embracon. “Empatamos com o projeto “Anjos de Deus” do nordeste. Como a empresa tem condições de apoiar os dois projetos, eles optaram por auxiliar as duas entidades. Eles descreveram essa atitude como algo inusitado, pois se encantaram com ambos”, explica a diretora da escola, Joeli Acioli. Segundo Tânia, o Circo já foi finalista de mais prêmios, porém este é o primeiro prêmio nacional em que o circo fica em primeiro lugar. “Só tendemos a melhorar com essas parcerias”, complementa.

Com o auxílio financeiro do prêmio, o Circo da Alegria vai comprar aparelhos de segurança como colchão, cordas de segurança, dentre outros usados para as acrobacias aéreas, e equipamentos como cama elástica, perna de pau, malabares entre outros. Os recursos também vão possibilitar a fundação de um clube de mães, visando a formação profissional e a busca de uma alternativa de renda para estas senhoras. “Muitas mães acompanham os filhos no programa. No horário, elas podem auxiliar o circo fazendo bordados, costura de figurino e ao mesmo tempo se profissionalizando para auxiliar na renda familiar”, complementa Joeli.

O circo atende 155 crianças, destas 19 com necessidades especiais. “Na escola foram extintas as classes especiais. Os portadores de necessidades especiais estudam hoje no ensino regular, e para auxiliar nesta adaptação foi sugerido que eles participassem do Circo. Eles adoram”, afirma a diretora. “Podemos ver evolução deles desde que eles entraram no circo e no ensino regular, estão muito mais sociáveis”, finaliza.

No mês de outubro, em comemoração ao dia da criança, o circo está com a agenda lotada com muitas apresentações. “Estamos viajando para as cidades da região mostrando o trabalho. As crianças estão muito animadas”, informa Tânia.



18 anos



O Circo da Alegria completa neste ano 18 anos e para comemorar a sua maioridade será realizada no dia 28 de outubro uma apresentação aberta a à comunidade, no picadeiro do Circo. “Irão apresentar-se no show desde os pequenos, até os profissionais do Circo Ártico”, informa Tânia.

A partir do dia 25, será realizada na escola uma exposição fotográfica com os 18 anos de história do projeto
 

Anita Garibaldi inaugura refeitório e brinquedoteca

Anita Garibaldi inaugura refeitório e brinquedotecaA escola municipal Anita Garibaldi inaugurou o refeitório e a Brinquedoteca Juraci da Silva, na quinta-feira, 7, em evento que contou com a participação do secretário da Educação, Ildo Bombardelli, professores, pais e demais funcionários. Segundo a diretora da escola, Joeli Acioli, a construção do espaço só foi possível graças a uma parceria da instituição com o poder público - através da Secretaria de Educação - Real Santander, Associação dos Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e comunidade em geral.

“Ao todo foram investidos em torno de R$ 6.000,00 na reforma, ampliação e melhorias no espaço. Além da brinquedoteca e do refeitório, já está sendo preparado o ambiente onde será colocado um parquinho novo para a escola e um jardim, onde os alunos farão atividades de leitura”, afirma a diretora.

Para o secretário, esse é um momento histórico. “Esse espaço foi uma conquista da comunidade, que acreditou na escola e contribuiu para a melhoria. Os pais acreditam que é na educação que os filhos poderão ter uma melhor projeção de vida, por isso a importância da reforma do espaço”, frisa. “Parabéns a todos os envolvidos, os únicos beneficiários dos esforços feitos por quem contribuiu para realização desse evento, são as crianças”, complementa.

De acordo com Joeli, o nome do espaço é uma homenagem a ex-coordenadora e professora da escola, Juraci da Silva. “Ela faleceu, aos 28 anos, de parada cardíaca no dia 21 de abril do ano passado. Era uma pessoa muito batalhadora e querida por todos na escola, então decidimos fazer essa homenagem para ela”.

Antes, o espaço era um depósito de gás. “Para conseguir o dinheiro da reforma, os pais e funcionários auxiliaram em campanhas, como a festa junina. E além dos investimentos feitos pelas parcerias, empresas locais auxiliaram com a doação de brinquedos”, finaliza Joeli.

O aluno da quarta série Lucas Henrique Diniz afirma ter adorado o local. “Antes nós tínhamos que lanchar na sala, agora temos um espaço muito legal. Eu gostei da brinquedoteca, tem muitos brinquedos legais. O que eu mais gostei foi o de futebol de botão”, afirma.


domingo, 3 de outubro de 2010

CIRCO ÁTICO E COLÉGIO MARISTA - CASCAVEL

Circo Ático de Toledo fará amanhã dia 04 de outubro abertura dos jogos do Colégio Marista. Depois da tradicional solenidade de abertura o público e os atletas que estarão no ginásio vão, se divertir com mais uma atuação dos artistas do Ático, que deverão mostrar um pouco da sua arte em uma apresentação compacta de 20 minutos.



"Para nós do Ático a expectativa é grande... afinal sempre quando se faz trabalhos em jogos sabemos que o público é exigente e sempre lota as arquibancadas".


Foto: Ander Maurina

IMPERDíVEL CENTRO EDUCACIONAL PIAGET – NO PROGRAMA VITRINE – TV – TAROBÁ.

O Centro Educacional Piaget é a única escola em Cascavel que realiza um trabalho permanente para crianças em Arte Circense. E nesta terça dia 05 de outubro o Piaget é presença confirmada para Programa Vitrine, da Apresentadora Silvana Veronese. As estarão acompanhadas como sempre, dos pais que são grandes incentivadores, pela Coordenação, Direção da escola e o instrutor Alessandro Alves de Lima. Fica aqui nosso registro e aproveitamos para parabenizá-los pela brilhante apresentação realizada na IV MOSTRA DE CIRCO DE TOLEDO.

 
Serviço:
 
Dia :05-10-10
 
Horário: 14 h.

CIRCO ÁTICO – MUNDO NOVO – MS

A trupe toledana tem viajado por muitos lugares, levando alegria, magia e diversão para pessoas de todas as idades em eventos mais diversos possíveis. Neste sábado dia 02 de outubro o destino foi Mundo Novo – Mato Grosso do Sul, lá estiveram os palhaços “Crespin e Doutor” Interpretados por Sandro Aparecido da Costa e Dione dos Anjos, o dia foi de muito trabalho, pois o evento da vez era a inauguração da loja Balacobaco.

Na foto: Doutor com contato de luz, Crespin segurando o suspensório, ao centro Zani e Didio durante a IV Mostra de Circo de Toledo.

NOITE DO SONINHO - COLÉGIO ÂNGULO – CASCAVEL

O Circo Ático esteve presente nesta última sexta, dia 01 de outubro na noite do soninho do Colégio Ângulo de Cascavel.
O Ático ficou com a recepção das crianças e performances diversas durante a noite. Os trabalhos foram realizados pelos palhaços “Crespin e Didio” que são criações dos artistas Sandro Aparecido da Costa e Edimar de Pádua ambos atuantes no Ático desde de sua fundação.

Foto: Zigo

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ÁTICO REALIZA DUAS NOITES DE ESPETÁCULOS NO TEATRO MUNICIPAL DE TOLEDO – DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DA IV MOSTRA DE CIRCO DE TOLEDO

Aconteceu dias 16 e 17 de setembro com muito sucesso a IV Mostra de circo de Toledo, sempre com teatro lotado as crianças/artistas fizeram bonito e não deixaram nada a desejar, com belas apresentações o público vibrou e se emocionou durante os dois dias de mostra.

A participação do Ático esse ano aconteceu de forma diferente das demais, a Trupe Toledana fez várias performances durante o dia o que animou a platéia que vibrava com os palhaços do Ático.

Os espetáculos: DEPOIS DESSE DIA e NO PROBLEM foram as grandes atrações do evento para o público adulto uma oportunidade única para ver essas apresentações que já circularam por várias cidades do Paraná e a platéia toledana não deixou por menos ...compareceu nas duas noites e se divertiu com os artistas que levaram ao palco do municipal uma proposta totalmente original e genuinamente toledana.




Associação Londrinense de Circo, realiza oficinas em Toledo dentro da IV Mostra de Circo

A Mostra de circo de Toledo já é um evento que faz parte do calendário oficial da cidade e da região oeste, e toda organização fica a cargo do Circo da Alegria e da Escola Municipal Anita Garibaldi “a escola do circo “ como é conhecida, e conta também com o apoio do Circo Ático.


Sempre com objetivo de ampliar o conhecimento circense dos participantes o evento também realiza oficinas com convidados que faz a diferença pois estes agregam valores e compartilham conhecimentos e trocas de experiências. Desta vez foi a ASSOCIAÇÃO LONDRINENSE DE CIRCO que esteve a frente das oficinas que foram de: lira, tecido, malabares, acrobacias de solo, canastilha e também segurança no fazer circense, a trupe londrinense veio a Toledo com: Serginho, Jerusa, Wellingthon e Patricia.



- “Para nós do Circo Ático foi muito bom ter essa oficina com o pessoal de Londrina, eles sabem o que fazem e transmitem esse conhecimento de forma segura e correta, ...pois muitos pessoas as vezes se ariscam executando movimentos de forma não adequada o que pode causar quedas, lesões e outros acidentes, assim as algumas dúvidas que tínhamos foram supridas e o grupo avança técnicamente”.

 Assim foi avaliação de PAULA BOMBONATTO, diretora circense do Ático.

Fotos: Camile